quarta-feira, 27 de abril de 2011

GABRIEL HENRIQUE DE OLIVEIRA

Pelo que entendi queda livre é quando um corpo sofre a força gravitacional sem nenhuma resistência ,principalmente sem a resistência do ar, mas isso nao pode ser considerado pois sempre teremos queda livre com a resistência do ar aqui no nosso planeta,pois nao tem como aniquilarmos a  pressão atmosférica .Sei que se abandonarmos dois corpos bem no alto e a resistência do ar for menosprezada ,esses dois objetos de peso e massa diferente chegarão ao mesmo tempo no chão,pois a força gravitacional que os atrai é a mesma,que é cerca de 10m/s .Mas com o ar presente,é diferente ,pois com o objeto mais pesado ,a força do ar  será menos significante; por ele ser mais pesado,"ele vai descer rasgando o ar com mais rapidez",e ja com o objeto mais leve a força contrária do ar vai ser mais influente no termo de impedir que essa coisa desça.
Pense num elefante e numa folha de papel caindo em queda livre, sem a resistêcia do ar os dois cairiam ao mesmo tempo pois nao teria nada contra eles para fazer com que os mesmos mudem de velocidade,ja  com o ar atrapalhando a descida de ambos,essa pressao  disfavorável do ar manipula  e muda a velocidade dos dois corpos.

QUEDA LIVRE!!!



Quando um corpo se movimenta sujeito apenas à aceleração gravitacional, desprezando qualquer tipo de resistência, dizemos que este corpo está em queda livre. Logo, queda livre é um movimento que só existe no vácuo, pois, só assim, não temos a resistência do ar.

Ao soltarmos uma folha de caderno dobrada ao meio e um caderno da mesma altura, observamos que o caderno, por ser mais pesado, chega primeiro ao solo. Sabemos que isso acontece porque a resistência do ar exerce uma ação sobre os corpos e, sendo o caderno o corpo com maior massa, este chega primeiro ao solo.

Esta é mais uma bela ilustração do grande Tainan Rocha.

Mas, você já tentou colocar a folha de caderno dobrada ao meio em cima do caderno e soltou o conjunto simulando uma queda livre? Se você ainda não tentou, tente agora mesmo!

Para a surpresa de muitos os dois caem ao mesmo tempo. Isso acontece porque colocando a folha em cima do caderno, estamos retirando praticamente toda a resistência do ar que antes atrapalhava o movimento da folha. E, assim, os dois corpos estão sujeitos a mesma aceleração.

Todos os corpos, abandonados ou lançados para cima, são atraídos pela Terra por uma aceleração chamada aceleração da gravidade ou aceleração gravitacional (g). Para a aceleração gravitacional, utilizamos g = 9,8 m/s2 que pode ser aproximado para g = 10 m/s2.

Considerando g constante, temos o movimento de queda livre um exemplo de movimento uniformemente variado. Para resolver os exercícios de queda livre podemos utilizar as seguintes equações:

S = S0 + V0.t + a. t2 / 2 (equação horária dos espaços)
V = V0 + a. t (equação horária da velocidade)
V2 = V02 + 2.a.∆S (equação de Torricelli)

Aluno: Leonardo Destro Sá :]

Queda Livre

Queda Livre

Quando um corpo se movimenta sujeito apenas à aceleração gravitacional, desprezando qualquer tipo de resistência, dizemos que este corpo está em queda livre. Logo, queda livre é um movimento que só existe no vácuo, pois, só assim, não temos a resistência do ar. Quando dois corpos quaisquer são abandonados, no vácuo ou no ar com resistência desprezível, da mesma altura, o tempo de queda é o mesmo para ambos, mesmo que eles possuam pesos diferentes. Um corpo lançado verticalmente para cima realiza durante a subida um movimento retilíneo uniformemente retardado, pois o modulo de sua velocidade diminui no decorrer do tempo. Já um corpo lançado verticalmente para baixo, realiza um movimento retilíneo uniformemente acelerado, pois o modulo de sua velocidade aumenta no decorrer do tempo. Todos os corpos, abandonados ou lançados para cima, são atraídos pela Terra por uma aceleração chamada aceleração da gravidade ou aceleração gravitacional (g). Para a aceleração gravitacional, utilizamos g = 9,8 m/s2 que pode ser aproximado para g = 10 m/s2.

Exemplo: Um corpo é lançado do solo verticalmente para cima com velocidade inicial de 20m/s. Desprezando-se os atritos com o ar e admitindo-se a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2, calcule:

a) o tempo gasto pelo corpo para atingir o ponto mais alto da trajetória.

Resolução

a) quando o corpo chega ao ponto mais alto da trajetória ele pára. Logo, sua velocidade é igual a zero neste instante. Considerando o sentido da trajetória para cima, temos:

g = 10 m/s2;
V0 = 20 m/s
V = 0

V = V0 + a. t
0 = 20 – 10.t
10.t = 20
t = 20/10
t = 2s 

Feito por: Driely Mendes :D
Prof: Vânia 



     

terça-feira, 26 de abril de 2011

Queda Livre

Queda Livre
             ↓
    Sem Resistência
Formula a= ▲V 
                   ▲t


Formula g = ▲V
                       t
                   


Como vimos a gravidade tem em torno de g = 9,8m/s²
Em uma questão que a professora passou deu como g = 10m/s²
Ex: V= 300000km/s (passar para m/s)


V= 300000000m/s                3g= 3.10= 30m/s²


30= 300000000 
               t


t=30000000
          3                               t= 10000000s


Ex²: V= 400km/s                              2g= 10.2 = 20 m/s²


V= 400000m/s


t= 40000 =  20000s
        2                            


Feito por Leonardo Romig ;)

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Winplot

É um programa gráfico de propósito geral, inteiramente gratuito! Foi desenvolvido pelo professor Richard Parris ("Rick"), da Philips Exeter Academy, por volta de 1985. Escrito em C, chamava-se PLOT e rodava no antigo DOS. Com o lançamento do Windows 3.1, o programa foi rebatizado de "Winplot". A versão para o Windows 98 surgiu em 2001 e está escrita em linguagem C++. 
Aluno: Leonardo Destro Sá 

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Winplot.

WinPlot é um programa para gerar gráficos de 2D e 3D a partir de funções ou equações matemáticas. Você obtém resultados rápidos, diretos e excelentes. Os menus do sistema são simples, sendo que existe uma opção de Ajuda em todas as partes. Aceita diversas funções matemáticas.

Gráficos em Segunda e Terceira Dimensão

WinPlot apresenta uma quantidade grande de ferramentas para que o aluno trabalhe com funções 2D, com a possibilidade de encontrar raízes, realizar combinações entre funções, rotações, comprimentos de arco, calculo de volume e área, animação, etc. A opção de 3D apresenta ferramentas para integração, animação, dividir superfícies, combinar superfícies, entre outras. De ambas as dimensões, há a possibilidade de criar gráficos de equações explícitas, paramétricas, implícitas, cilíndricas e esféricas, bem como pode gerar tubos e curvas. Esta ferramenta ainda lhe oferece a possibilidade de criar órbitas planetárias para realizar cálculos de objetos no espaço. Todos os gráficos podem ser personalizados, com alteração de cores de fundo, fontes, tabelas etc. WinPlot é um programa completo e totalmente em português que facilita a vida de alunos, visto que é uma ferramenta educacional simples de utilizar.
Vale lembrar que você deve digitar as funções com a abreviação correta, como (2x cos(Pi))/5, por exemplo. Caso tenha alguma dificuldade, a opção de Ajuda aparece em todas as janelas do programa, com explicações e definições que certamente esclarecerão as suas dúvidas. O WinPlot além de totalmente gratuito encontra-se no nosso idioma, facilitando a utilização do programa.

Hellen ferreira.

Winplot.

O programa WINPLOT é usado tanto em matemática quanto em física. Pode ser feitos gráficos em 2D(x,y) e em 3D (x.y.z). Vejamos abaixo exemplos de cada tipo gráfico:

2D
            

3D
Ana Paula Truhlar Pedrini. 




Winplot

O winplot é um aplicativo que permite a plotagem de curvas e superfícies.
Esse é um excelente programa gráfico inteiramente gratuito! Foi desenvolvido pelo professor Richard Parris (Rick), da Phillips Exeter Academy, em 1985. Chamava-se PLOT e rodava no antigo DOS. Com o lançamento  
do Windowns 3.1, o programa foi rebatizado de Winplot.


Winplot possui muitas vantagens: fácil de usar, excelente para prototipaçoes (permite montagens rapidas nas areas em que pode atuar, varias aplicações ao calculo ( como o estudo gráfico de sistemas de equações diferenciadas) são possíveis e cabe num disquete!


Alem da versão original, em ingles, o Winplot possui versoes em mais seis idiomas, incluindo o português. No Brasil, o trabalho de tradução  resultou da iniciativa e empenho de Adelmo Ribeiro de Jesus.


Diferentemente de outros softwares gratuitos, o Winplot se encontra em permanente evolução e os seus usuários podem contar com a assistência direta do seu criador.

Aluna: Lueyne Pereira Almeida Nº15

WINPLOT


O winplot permite a construção de gráficos de funções matemáticas. Um programa desenvolvido, e usado  por empresas "grandes", e assim, diferentemente da maioria dos softwares matemáticos, possuem um design arrojado e são bastante úteis.O winplot é uma programa que auxilia bastante na vida de matemáticos, engenheiros físicos e etc. Possui 2d e 3d, é gratuiro, não pesa no seu computador,é rápido e fácil de usar.



feito por: Ellen Dias

terça-feira, 5 de abril de 2011

Winplot

O winplot é um programa que pode se usado tanto na Física ou Matemática. Ele Foi desenvolvido pelo professor Richard Parris, por volta de 1985. o winplot possui muitas vantagens: fácil de usar, excelente para prototipações (permite montagens rápidas nas áreas em que pode atuar), por exemplo, podemos fazer várias aplicações ao Cálculo (como o estudo gráfico de sistemas de equações diferenciais) são possível.

winplot

O Winplot pode ser usado  para diferentes estudos ,sendo eles matemáticos, físicos ou qualquer outros em geral que necessitarem de  sistemas de equações diferenciais, ou gráficos ou qualquer coisa parecida.no winplot você consegue tudo isso de  maneira rápida e eficiente.é um programa pequeno e fácil de se instalar, além de ágil, ele  não o impossibilita de  fazer qualquer ação no seu computador. Nele você pode fazer vários tipos de gráficos, seja eles de 2 dimensões ou de três,além de com grade e linhas pontilhadas, enfim, essas diversas opções fazem com que este programa seja muito usado nesse tipo de gráfico


Paola Morais,   (:'

GABRIEL HENRIQUE DE OLIVEIRA Nº 08

O winplot um excelente programa gráfico de propósito geral, inteiramente gratuito! Foi desenvolvido pelo professor Richard Parris ("Rick"), da Philips Exeter Academy, por volta de 1985.
O Winplot pode ser usado  para diferentes estudos ,sendo eles matemáticos,físicos ou qualquer outros em geral que necessitarem de  sistemas de equações diferenciais,ou gráficos ou qualquer coisa parecida.no winplot você consegue tudo isso de  maneira rápida e eficiente.é um programa ´pequeno e fácil de se instalar,além de ágil,ele  não o impossibilita de  fazer qualquer ação no seu computador.Nele você pode fazer vários tipos de gráficos,seja eles de 2 dimensões ou de três,além de com grade e linhas pontilhadas,enfim,essas diversas opções fazem com que este programa seja muito usado nesse tipo de gráfico.Veja alguns exemplos.







Mariana

A utilização desse software é motivado por 5 "pequenos" motivos:

  • Inteiramente gratuito! Foi desenvolvido pelo Professor Richard Parris "Rick", da Philips Exeter Academy, por volta de 1985. Escrito em C, chamava-se PLOT e rodava no antigo DOS. Com o lançamento do Windows 3.1, o programa foi rebatizado de "Winplot". A versão para o Windows 98 surgiu em 2001 e está escrita em linguagem C++.
  • É de simples utilização, pois os menus, são bastante amigáveis, existe ajuda em todas partes do programa e aceita as funções matemáticas de modo natural. Ex.: 2xcos(Pi) = dobro do valor x multiplicado pelo cosseno de Pi.
  • É muito pequeno e portável comparado com os programas existentes hoje em dia, menos de 600Kb cabe em um disquete e roda em sistemas Windows 95/98/ME/2K/XP. Existe uma pretensão de coloca-lo também em linux.
  • É sempre atualizado, por exemplo a ultima versão é de 19/10/2003;
  • Está também em português, onde o trabalho de tradução resultou da iniciativa e empenho de Professor Adelmo Ribeiro de Jesus e com a participação nas versões mais recentes do Professor Carlos César de Araújo 

Vittória

O objetivo desse texto é introduzir conceitos e as ferramentas básicas do programa Winplot, que é um excelente ferramenta computacional para fazer gráficos 2D e 3D de maneira bastante simples.

Leonidas Augusto

O que e o WinPlot ?

WinPlot é um programa para gerar gráficos de 2D e 3D a partir de funções ou equações matemáticas. Você obtém resultados rápidos, diretos e excelentes. Os menus do sistema são simples, sendo que existe uma opção de Ajuda em todas as partes. Aceita funções matemáticas de modo natural.O winPlot tambem e uma feramen usada para fazer o plano Cartesiano.

Site para saber mais sobre o programa e o baixar:


Imagens  do WinPlot Em 3D:


Imagens  do WinPlot Em 2D:
 

O que é o winplot !!!

O winplot foi desenvolvido elo professor Richard Parris, para a construção de gráficos, por meio do uso de funções horarias (no caso da matéria , que estamos estudando), é fácil e pratico de utilizar e instalar. Ele pode ser usado também para a construção de esquemas mais complexos, com por exemplo: as paramétricas, os polares, os de pontos, retas e etc.

Winplot

Link para download do Winplot: http://www.baixaki.com.br/download/winplot.htm

O winplot serve para a construção de gráfricos em 2 dimensões e 3 dimensões. Serve tanto para a materia de matematica quanto para a física.
Usando o winplot:

As funções explicitas, são as mais comuns para os alunos, são funções do tipo: f(x)= x + 3, f(x)= cos(2x).
Para inserir uma função, basta clicar em Equação/Explicita, nesta janela deve-se digitar as expressões padrões para definir uma função de x, por exemplo 20 - 4x. Se você quer restringir o domínio do gráfico digite os valores mínimos e máximos de x na caixa e marque "travar intervalo" para confirmar o seu pedido. Isto definirá o intervalo padrão que será toda a largura da tela. Se você seleciona "tornar periódica", o programa assume que a função é periódica fora do intervalo traçado. Ao aumentar a densidade dos pontos a velocidade de desenho do gráfico diminuirá, mas pode ser útil para certos tipos de gráficos que têm seções irregulares. Para ampliar ou reduzir o gráfico, basta teclar Page Up ou Page Down, respectivamente e para visualizar outras regiões do plano, basta usar as setas do teclado. (Mais detalhes da janela "inventário" numa próxima seção) .

Imagem Winplot:



Leonardo Romig =]
winplot, é uma ferramenta que auxilia na montagem de gráficos , esse programa foi lançado em torno de 1985, ele foi inicialmente escrito na linguagem C, e desde 2001 é desenvolvido em C+ +.








                                               Rhayana  Caroline'
 O winplot é um programa para plotagem de gráficos de funções de uma e duas variáveis, extremamente
simples de ser utilizado pois dispensa o conhecimento de qualquer linguagem de programação e é distribuído
gratuitamente.
  
                  Júlia Ramires =)

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Winplot


O estudo dos gráficos é extremamente importante tanto para a Física quanto para outras disciplinas. Saber interpretar gráficos corretamente pode ser muito útil uma vez que eles estão repletos de informações que podem ser rapidamente visualizadas. E a melhor forma de aprender a interpretá-los é aprender a construí-los. Sempre que possível. Para quem tem dificuldade ou para quem já domina e gosta de brincar com softwares gráficos uma ótima opção é o Winplot que foi desenvolvido pelo Prof. Richard Perris da Phillips Exeter Academy em meados de 1985. É muito fácil de usar e oferece uma infinidade de recursos como, por exemplo, a construção de gráficos em 3 dimensões ou pelos gráficos em 2 dimensões mesmo. Não deixe de usá-lo; além de gratuito, é muito legal!             
                           Karen Cristina G. Cardoso (:
   
O WinPlot é um software livre, desenvolvido pelo professor Richard Parris da Philips Exeter Academy.Através do Winplot é possível contruir gráficos a partir de equações matemáticas, sejam estes de 2D ou 3D. Apesar de todos os recursos é uma ferramenta intuitiva. E pode ser utilizada pelo professor em diversas situações, como por exemplo: álgebra linear, funções, geometria analítica, trigonometria, gráficos de física, etc.


 
 Bárbara :D

domingo, 3 de abril de 2011

Winplot

WinPlot

WinPlot  é um gerador de funções gráficas especialmente desenvolvido para o estudo visual de uma série de equações  matemáticas.Especificamente, com WinPlot você pode gerar gráficos de equações explícitas, paramétricas, implícitas e cilíndricas, além de gerar curvas simples, tubos e até representar equações diferenciais, tanto em duas como em três dimensões (2D e 3D).Obviamente, WinPlot  permite personalizar os parâmetros de todas as equações. Você pode alterar o valor de X, Y e Z, o número de divisões, os pontos de corte e definir a qualidade da representação.Além de gerar funções e representá-las graficamente,
WinPlot inclui duas funções adicionais: um gerador de órbitas planetárias para calcular trajetórias de objetos no espaço e uma série de testes para o ajudar a avaliar o seu conhecimento.

Observe alguns gráficos representados no winplot:





 Para mais informações a respeito do winplot acesse: http://www.mat.ufpb.br/sergio/winplot/winplot.html  

Driely Mendes Xavier :)