terça-feira, 10 de maio de 2011


O que é energia:
Energia é um conceito muito abrangente e, por isso mesmo, muito abstrato e difícil de ser definido com poucas palavras de um modo preciso. Usando apenas a experiência do nosso cotidiano, poderíamos conceituar energia como "algo que é capaz de originar mudanças no mundo".
Muitos livros definem energia como "capacidade de realizar trabalho". Mas esta é uma definição limitada a uma área restrita: a Mecânica. Um conceito mais completo de energia deve incluir outras áreas (calor, luz, eletricidade, por exemplo). À medida que procuramos abranger áreas da Física no conceito de energia, avolumam-se as dificuldades para se encontrar uma definição concisa e geral.

Tipos de energia:

ENERGIA HÍDRICA

Nas usinas hidrelétricas, a energia elétrica tem como fonte principal a energia proveniente da queda de água represada a uma certa altura. A energia potencial que a água tem na parte alta da represa é transformada em energia cinética, que faz com que as pás da turbina girem, acionando o eixo do gerador, produzindo energia elétrica.

ENERGIA TÉRMICA
Nas usinas termoelétricas a energia elétrica é obtida pela queima de combustíveis, como carvão, óleo, derivados do petróleo e, atualmente, também a cana de açúcar (biomassa).A produção de energia elétrica é realizada através da queima do combustível que aquece a água, transformando-a em vapor. Este vapor é conduzido a alta pressão por uma tubulação e faz girar as pás da turbina, cujo eixo está acoplado ao gerador. Em seguida o vapor é resfriado retornando ao estado líquido e a água é reaproveitada, para novamente ser vaporizada.
Vários cuidados precisam ser tomados tais como: os gases provenientes da queima do combustível devem ser filtrados, evitando a poluição da atmosfera local; a água aquecida precisa ser resfriada ao ser devolvida para os rios porque várias espécies aquáticas não resistem a altas temperaturas.

ENERGIA NUCLEAR

Este tipo de energia é obtido a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia.

 ENERGIA GEOTÉRMICA
 
Energia geotérmica é a energia produzida de rochas derretidas no subsolo (magma) que aquecem a água no subsolo.   
Na Islândia, que é um país localizado muito ao Norte, próximo do Círculo Polar Ártico, com vulcanismo intenso, onde a água quente e o vapor afloram à superfície (gêiseres- fig. 3) ou se encontram em pequena profundidade, tem uma grande quantidade de energia geotérmica aproveitável e a energia elétrica é gerada a partir desta.
As usinas elétricas aproveitam esta energia para produzir água quente e vapor. O vapor aciona as turbinas que geram quase 3 000 000 joules de energia elétrica por segundo e a água quente percorre tubulações até chegar às casas.

ENERGIA EÓLICA

A energia eólica é produzida pela transformação da energia cinética dos ventos em energia elétrica. A conversão de energia é realizada através de um aerogerador que consiste num gerador elétrico acoplado a um eixo que gira através da incidência do vento nas pás da turbina.
A turbina eólica horizontal (a vertical não é mais usada), é formada essencialmente por um conjunto de duas ou três pás, com perfis aerodinâmicos eficientes, impulsionadas por forças predominantemente de sustentação, acionando geradores que operam a velocidade variável, para garantir uma alta eficiência de conversão
A instalação de turbinas eólicas tem interesse em locais em que a velocidade média anual dos ventos seja superior a 3,6 m/s.
Fontes de Energias Renováveis e Não Renováveis

As fontes de energia podem classificar-se em:

 Fontes de energia primárias – quando ocorrem livremente na Natureza.
Ex.: Sol, água, vento, gás natural, petróleo bruto…
 Fontes de energia secundárias – quando são obtidas a partir de outras.
Ex.: electricidade, gasolina, petróleo…

As fontes de energia primárias podem ser:
 Fontes de energia renováveis são aquelas que se renovam continuamente na Natureza, sendo, por isso inesgotáveis. 

 Fontes de energia não renováveis são aquelas cujas reservas se esgotam, pois o seu processo de formação é muito lento comparado com o ritmo de consumo que o ser humano faz delas.

Conservação e transformação de energia

A principal característica da energia é sua conservação. Ela não pode ser criada, não pode ser destruída, só pode ser transformada. Sempre que uma quantidade de energia é necessária para alguma atividade, essa energia deve ser obtida por meio de transformações, a partir de outra forma já existente.

A energia pode assumir diferentes formas: elétrica, química, nuclear, térmica, luminosa, cinética. Quando ocorrem fenômenos no universo, seja a fissão de um núcleo atômico, a emissão de luz por uma estrela, a queda de uma pedra na gravidade terrestre, ou o funcionamento de um motor de carro, alguma transformação de energia também acontece.

A energia se mostra na nossa vida de diversas formas. Um carro em movimento, por exemplo, está manifestando energia cinética (mecânica). Ao ser freado, temos a perda de velocidade; portanto, temos a perda da energia cinética. O que ocorreu com a energia? Sumiu da natureza? Resposta: Não!

Você pode verificar que os pneus deste carro estarão mais aquecidos após a frenagem e, portanto, receberam uma outra forma de energia conhecida como calor do tipo sensível (energia térmica), para que ocorresse o aumento de temperatura. Note que, neste caso, a energia cinética foi parcialmente transformada em energia térmica.

Voltemos ao carro em movimento. Para que isso possa ocorrer, devemos ter a queima de combustíveis fósseis (petróleo, gás natural) no motor, ou seja, a energia química armazenada transformando-se em energia mecânica.

CONCLUSÃO:
Não existe um conceito único pra descrever o que é energia, ela está presente em nossa vida de várias formas e em todos os lugares. Em todas as atividades que exercemos há a presença de energia, daí vem à necessidade de preservar suas fontes. Outra preocupação em relação á energia são as conseqüências do seu mau uso, que pode trazer enormes danos ao meio ambiente, e alguns deles são irreversíveis.

Um comentário: