terça-feira, 1 de março de 2011

cinemática

o que é cinemática ?

Cinemática é o estudo dos movimentos sem a preocupação com as suas causas.
A cinemática é o passo inicial da física, a primeira matéria que aprendemos no colégio nas aulas de física.

referencial :

Trata-se de um ponto de referência S em relação ao qual é definido o vetor posição { \vec{r} } do corpo em função do tempo. Este vetor nos fornece a posição do corpo em um dado instante t. Assume-se geralmente como origem do sistema de coordenadas a posição { \vec r_{0} } do corpo no instante inicial t0. Este instante é escolhido arbitrariamente; para fins práticos pode-se dizer que é o instante em que se dispara o cronômetro para a análise do fenômeno .

trajetória :
Um corpo, em relação a um dado referencial S, ocupa um determinado ponto P em um dado instante t. Chama-se de trajetória ao conjunto dos pontos ocupados por um corpo ao longo de um intervalo de tempo Δt qualquer.

deslocamento :
É o vetor resultante da subtração do vetor posição final {\vec{S}} pelo vetor posição inicial {\vec{S_{0}}}:
{\vec{d} = \vec{S} - \vec{S_{0}} }
É importante notar que o deslocamento é de natureza vetorial, ou seja, são consideradas sua posição, direção e sentido. Em certos casos, porém, como em uma corrida de fórmula 1, é mais interessante trabalhar apenas com a distância percorrida ΔS, que é o comprimento da trajetória realizada. do fator 1 em consequencia da resolução dos segmentos.

postado por :  Paola Morais .

Nenhum comentário:

Postar um comentário