quarta-feira, 2 de março de 2011

A cinemática

 Observamos ao nosso redor um mundo em movimento. Podemos notar os carros se locomovendo, as pessoas andando, um objeto que cai e mais uma série de exemplos que poderiam ser citados. O interessante é saber que uma boa parte dessas situações podem ser descritas e que - se o movimento de um objeto mantiver uma certa regularidade - poderemos saber o que ocorreu antes e o que vai acontecer depois. Quando fazemos a descrição do movimento sem nos preocupar com as suas causas estamos entrando em uma área da física conhecida como cinemática.

Referencial: Um referencial adotado não altera somente a noção de velocidade, mas pode alterar a noção de repouso e movimento. Considere o seguinte exemplo: Você está sentado em um ônibus. Se adotarmos como referencial o ônibus, você está em repouso, mas se o referencial for um observador em um ponto fixo da Terra, você estará em movimento.

Trajetoria: A trajetória pode ser considerada como o conjunto dos pontos percorridos por um móvel, como por exemplo, quando se faz um risco com giz em uma lousa, os pontos percorridos pelo giz ficarão marcados e definirão a sua trajetória.

Espaço: se defini espaço como sendo a distância entre um ponto na trajetória e a sua origem, e serve para indicar a posição do móvel.

Velocidade: a velocidade é uma grandeza que mostra o quanto um móvel percorre em um determinado intervalo de tempo.

Deslocamento: é o ponto de saída ao ponto de chegada em linha reta.

 Feito por: Driely Mendes Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário